Aneel mantém data de liquidação financeira das operações no mercado de curto prazo

Aneel mantém data de liquidação financeira das operações no mercado de

Em: 05/08/2015 às 15:48h por

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve para hoje a data da liquidação financeira no mercado de curto prazo referente ao mês de junho, apesar das liminares obtidas na Justiça que desobrigam os donos de usinas a assumirem as despesas com o déficit de geração hídrica. Por isso, os consumidores suportarão, por meio do sistema de bandeiras tarifárias, mais um desfalque nas operações de compra e venda de energia na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
O sistema de bandeiras tarifárias é o mecanismo de arrecadação mensal de recursos usado para cobrir as despesas com o aumento nos custos de compra de energia elétrica. Conforme se dá a variação no custo deittucurui-torres-transmissao geração elétrica, a conta de luz sinaliza aos consumidores com bandeiras verde, amarela ou vermelha.
Ontem, o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, explicou que as bandeiras tarifárias acabam protegendo as concessionárias de distribuição do efeito financeiro decorrente da guerra de liminares. Se tivessem que absorver os diretamente essa despesa, as concessionárias de distribuição teriam que esperar até o próximo reajuste anual para começarem a receber de volta os recursos dos consumidores.
“É claro que existem algumas liminares concedidas na Justiça. Isso impacta algumas distribuidoras, mas, dado o comportamento da arrecadação da conta de bandeiras, há uma expectativa de que isso possa comportar os valores da liquidação na CCEE”, disse Rufino. (Valor)