Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Reunião sobre déficit hídrico termina sem acordo com geradoras

Reunião sobre déficit hídrico termina sem acordo com geradoras

Em: 05/08/2015 às 15:47h por

Terminou novamente sem acordo a reunião do governo com as entidades que representam as geradoras de energia elétrica. As tratativas, realizadas desde a última semana, têm por objetivo convencer o segmento a desistir das liminares obtidas na Justiça que desobrigam os donos de Usinas a assumir a despesa bilionária decorrente do déficit de geração hídrica.
O governo está preocupado com impacto financeiro da guerra judicial sobre o setor elétrico, que já tem afetado o segmento de distribuição. A reunião de ontem foi realizada no Ministério de Minas e Energia e conduzida pelo secretário-executivo da pasta, Luiz Eduardo Barata.1420226089257
Apesar de não fechar acordo, os representantes das geradoras afirmaram que as negociações têm evoluído. Para saldar a despesa bilionária acumulada até agora, e a que viria até 2016, o governo propôs a extensão dos atuais contratos das Usinas. Porém, ainda seria preciso que as geradoras aceitassem a segunda parte da proposta para finalmente pôr fim à guerra na Justiça e impedir que o problema voltasse a se repetir no futuro.
Isso somente seria possível com a transferência do chamado risco hidrológico para o consumidor por meio de mecanismo semelhante ao do sistema de bandeiras tarifárias a partir de 2017. Em compensação, os consumidores contariam com a redução do atual patamar de custo da geração de energia até o fim dos contratos, em geral fixados em 30 anos.
“O que está se propondo abre uma perspectiva melhor do que a que temos hoje. Porém, ainda faltam informações para quantificar os resultados”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Autoprodutores de Energia (Abiape), Mário Menel. “Os princípios são inteligentes, consistentes e aceitáveis”, disse, ao sair da reunião. (Valor)