Curso em Rondonópolis ensina indústrias a reduzir a tarifa de energia elétrica

Curso em Rondonópolis ensina indústrias a reduzir a tarifa de energia

Em: 03/08/2015 às 17:04h por

Com a terceira tarifa mais cara para o consumidor industrial do Brasil, segundo dados da Firjan, as indústrias em Mato Grosso são impactadas significativamente no valor final do produto. Para tentar minimizar esse custo, dia 06/08 será realizado em Rondonópolis o curso ‘Como reduzir sua tarifa de energia elétrica?’. Ofertada pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e Sindicatos Patronais, a capacitação é direcionada exclusivamente para empresários industriais e será às 14h, na sede dos Sindicatos.
De acordo com o engenheiro eletricista e consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fábio Dias, o valor médio pago pelas indústrias em Mato Grosso é de R$ 630,54/MWh, enquanto no Brasil a média é de R$ 543,81/MWh. Ele explica que, apenas em 2015, o total de reajustes no Estado chegou a 40% após o início da cobrança das bandeiras tarifárias, do reajuste dos valores das bandeiras tarifárias, da revisão tarifária extraordinária no mês de março e do reajuste tarifário anual ocorrido em abril.
“Portanto, é de fundamental importância para os empresários de Rondonópolis entender o que está ocorrendo hoje no Brasil para que seus produtos não percam a competitividade quando comparados com outras regiões do país, onde a energia é mais barata. E, até mesmo, para não onerar em demasia seus produtos dificultando a sua comercialização no mercado”, disse Dias. Em apenas quatro horas os participantes vão entender a conta de energia elétrica, fazer simulações do que é cobrado pela concessionária, projetar novas condições tarifárias e conhecerão alternativas para reduzir os custos com a energia elétrica.
O curso é uma das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), iniciativa da CNI em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae). São parceiros do evento o Sindicato das Indústrias da Alimentação da Região Sul de Mato Grosso (Siar-Sul/MT), Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico da Região Sul de Mato Grosso (Sindimec-Sul/MT) e o Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul de Mato Grosso (Sinduscon-Sul/MT).
A sede dos Sindicatos Patronais Industriais de Rondonópolis fica na rua Rio Branco, nº 1072, no centro. As inscrições devem ser realizadas pelo formulário online. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pda.ueda@fiemt.com.br e telefone (65) (66) 3421-4947. (Assessoria Fiemt)