Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Jazida de urânio no Ceará é promessa para geração de energia

Jazida de urânio no Ceará é promessa para geração de energia

Em: 03/08/2015 às 17:02h por

Esta semana, o mundo relembra o lançamento das duas bombas atômicas que devastaram as cidades de Hiroshima (no dia 6) e Nagasaki (dia 9), no Japão. O poder das duas, lançadas em 1945, chamou a atenção para o lado nocivo da energia nuclear que, de muito antes e até hoje, é estudada sobretudo com fins pacíficos.
No Brasil, o futuro dessa tecnologia tem, no Ceará, uma promessa que completa quatro décadas de sua gênese no ano que vem. Em junho de 1976, foi descoberta a reserva de urânio e fosfato de Itataia, em Santa Quitéria (a 222 quilômetros de Fortaleza). Pouco mais de dez anos depois do achado, a viabilidade da exploração foi constatada.
Hoje, Itataia é a última jazida de urânio prospectada do País, mas segue com destino indefinido. O licenciamento ambiental, de responsabilidade do Ibama, ainda não tem data para ser liberado - se for. No local, desde a subida do Morro do Serrote Verde, pedregulhos avermelhados já são o minério que, um dia, deve ser retirado. Depois de diversos adiamentos, o Consórcio Santa Quitéria, associação das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e do Grupo Galvani, pretende explorar a futura mina a partir de janeiro de 2018 - o que depende de a licença de instalação ser expedida ainda este ano. (O Povo)