Energia elétrica fica mais cara no Amazonas a partir de sábado (1°)

Em: 31/07/2015 às 15:11h por

Os consumidores do Amazonas vão pagar energia elétrica mais cara a partir deste sábado (1°). Com Manaus, Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo oficialmente integradas desde maio ao Sistema Integrado de Energia (SIN) por meio do linhão de Tucuruí, o Estado agora passa a ser submetido ao sistema de bandeiras tarifárias. As bandeiras verde, amarela e vermelha indicam se a energia custa mais ou menos, em função das condições de geração de eletricidade.
Com a bandeira tarifária vermelha, a distribuidora de energia passa a cobrar R$ 5 a mais a cada 100 quilowatts/ hora (kWh) de consumo aos clientes das classes residenciais, industriais, comerciais, rurais e setor público. A faixa “vermelha” é acionada quando as condições de geração estão desfavoráveis por conta da estiagem e do uso intensivo de usinas termoelétricas e, dessa forma, são repassados aos consumidores.
A informação foi confirmada pela Eletrobras Distribuição Amazonas que realiza hoje, na sede da empresa, na Cachoeirinha, uma entrevista coletiva para explicar a nova medida, que passa a valer pela primeira vez aos consumidores amazonenses, embora os demais 58 municípios ainda estejam submetidos ao sistema isolado. (A Crítica)