CCEE: Consumo de energia cai 2,5% em julho

Em: 31/07/2015 às 15:10h por

Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 28 de julho apontam redução no consumo (-2,5%) e na geração (-2,3%) de energia elétrica no país, quando comparados com o mesmo período de 2014. Destaque para a geração das usinas eólicas, que geraram 2.492 MW médios, com aumento de 54,1%.  As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.
Em julho, a análise do desempenho da geração mostra que 58.359 MW médios de energia foram entregues ao Sistema Interligado Nacional – SIN. Enquanto as usinas eólicas aumentaram sua produção em 54,1%, as usinas hidráulicas registraram queda de 3,6% e contribuíram com 40.055 MW médios no mês. A representatividade da fonte, em relação a toda energia gerada no país, foi de 68,6%, índice 1,1 ponto percentual inferior ao registrado em 2014.
O consumo de energia elétrica somou 56.232 MW médios com redução tanto no mercado cativo – ACR, no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, quanto no Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual consumidores compram energia diretamente dos fornecedores. O consumo cativo registrou 42.280 MW médios, que representa uma diminuição de 1,6%. Já os agentes livres consumiram 13.953 MW médios, que significa 5,3% a menos do que no mesmo período do ano passado.
Na análise do montante de energia consumido pelos segmentos industriais que adquirem energia no ACL, os setores de bebidas (-15,5%), saneamento (-14,2%), veículos (-12,5%) e têxtil (-12,1%) foram, novamente, aqueles que tiveram a maior redução de consumo. Já as áreas de telecomunicações (+6%), extração de minerais metálicos (+5,2%) e comércio (+2%) foram as únicas que aumentaram o consumo em julho deste ano em comparação com 2014.
Dados de agentes autoprodutores, ou seja, empresas que investem em usinas próprias devido à grande demanda por eletricidade, apontam aumento de 0,4% na geração e queda de 1,5% no consumo em julho. Os ramos de atividades que mais impactaram na diminuição do consumo foram o alimentício com 20,3% de redução, seguido pelo setor de transporte (-18,4%) e têxtil (-17,1%). No sentido oposto, as indústrias de manufaturados diversos (15,5%), extração de minerais metálicos (+10,8%), serviços (+9,3%) e minerais não-metálicos (+7,7%) ampliaram seu consumo.
O InfoMercado semanal também apresenta estimativa de que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE tenham gerado, na quinta semana de julho, o equivalente a 77,2% de suas garantias físicas, ou 36.052 MW médios em energia elétrica. (Ambiente Energia)