Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Comissão da Câmara rejeita devolução de acréscimo de valor cobrado na conta de luz

Comissão da Câmara rejeita devolução de acréscimo de valor cobrado na

Em: 29/07/2015 às 16:21h por

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados rejeitou, na último dia 15 de julho, o Projeto de Decreto de Legislativo 10/11, que prevê o ressarcimento aos consumidores de valores cobrados a mais pelas empresas de energia elétrica entre 2002 e 2009.
O projeto susta a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica que negou o ressarcimento, provocado por erro da metodologia de cálculo que elevou de maneira ilegal as tarifas de energia nesse período. Os deputados Eduardo da Fonte (PP-PE) e Weliton Prado (PT-MG), autores do projeto, argumentam que a Constituição dá ao Congresso a possibilidade de sustar os atos do Executivo que extrapolem o poder regulamentar ou os limites previstos na legislação.
O relator na Comissão de Minas e Energia, deputado Gabriel Guimarães (PT-MG), no entanto, apresentou parecer pela rejeição do texto e do PDC 13/11, que tramita apensado. “A aprovação da proposta, com a retroatividade da metodologia agora vigente, seria uma alteração da metodologia constante nos contratos de concessão vigentes no período de 2002 a 2009, trazendo, portanto, uma grande insegurança jurídica para o setor de distribuição de energia elétrica”, disse Guimarães.