Interligação do Amapá estará completa em 1º de agosto

Em: 29/07/2015 às 16:20h por

A diretoria da Aneel aprovou nesta terça-feira, 28 de julho, a plena interligação da Companhia Energética do Amapá ao Sistema Interligado Nacional a partir de 1º de agosto de 2015. Em agosto, está prevista a energização da linha de transmissão 69 kV Macapá – Santa Rita C1, o que possibilitará a interligação na sua configuração completa, em conjunto com a hidrelétrica Coracy Nunes e com a termelétrica Santana. De acordo com a agência, mesmo que as obras não sejam completamente finalizadas em agosto a interligação será possível, pois elas destinam-se apenas a melhoria da confiabilidade do sistema elétrico do Amapá.
Em sua decisão, a Aneel ainda determinou que a CEA providencie junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica a modelagem das usinas com geração embutida, localizadas em sua área de concessão, a fim de compor a carga calculada da distribuidoras partir da interligação. Também decidiu que a área técnica da agência deverá abrir processo específico com o objetivo de analisar o resultado financeiro das despesas e receitas da concessionária com compra e venda de energia elétrica no Ambiente de Contratação Regulada. Por fim, determinou que a área técnica utilize a energia contabilizada e liquidada em favor da CEA na condição de exportação do sistema Amapá para o SIN, a fim de reduzir despesas com a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).
Outra questão que permeia o assunto é a cobrança dos adicionais das bandeiras tarifárias da distribuidora. A definição da data da interligação possibilitará que a Superintendência de Gestão Tarifária da Aneel tome as providências necessárias para estabelecer a cobrança dos adicionais das bandeiras tarifárias para a CEA, a partir da data da interligação do sistema.