Eletronorte e Chesf divulgam resultado de P&D para energia solar em reservatórios

Eletronorte e Chesf divulgam resultado de P&D para energia solar em re

Em: 27/07/2015 às 15:42h por

A Eletronorte e a Chesf divulgaram o resultado do edital 003/2015 de P&D voltado à captação de projeto de geração complementar de energia solar de 10MW de potência, com a utilização de painéis fotovoltaicos montados em plataformas flutuantes instaladas no reservatório de usinas hidrelétricas. Foram apresentados seis projetos elaborados por meio de parcerias entre empresas, universidades e instituições de pesquisa. O projeto melhor pontuado tem a presença de instituições tradicionais, como a WEG,  Sunlution Soluções Geração Solar, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Amazonas.
Para essa seleção, primeiramente levou-se em consideração a qualificação da proposta que consiste no atendimento aos requisitos básicos constante no Edital e na análise da originalidade. Em relação à nota técnica, a análise abrangeu a perspectiva da Aneel e das próprias empresas cooperadas, ou seja, Eletronorte e Chesf. Os projetos classificados tiveram como base a nota final obtida pela soma da nota técnica (perspectiva Aneel e cooperadas) e da nota de originalidade.
A instalação do sistema para captação de energia solar sustentável com potência final de 10MWp usará a superfície dos lagos das usinas hidrelétricas de Balbina, no município amazonense de Presidente Figueiredo, operada pela Eletronorte, e de Sobradinho, na Bahia, operada pela Chesf. Segundo o edital, em ambos os casos devem ser utilizados materiais que assegurem a viabilidade técnica e econômica do empreendimento. (Canal Energia)