Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Especialistas analisam crise no setor de água e energia elétrica

Especialistas analisam crise no setor de água e energia elétrica

Em: 24/07/2015 às 16:45h por

Entre 2010 e 2014, o consumo residencial e comercial de energia elétrica no município de Ribeirão Preto foi dez vezes maior do que o registrado no setor industrial.
Segundo dados divulgados pela CPFL Paulista, concessionária do serviço público de energia elétrica para a região o consumo residencial aumentou 30,9% e o comercial, 29,79% entre 2010 e 2014, No mesmo período, o aumento das indústrias em território local foi de apenas 3,80%.
Água e luz
A situação da energia elétrica no país, assim como os reflexos que recebe da crise hídrica, são alguns dos pontos abordados hoje, no segundo painel de debates promovido pelo Agenda Ribeirão.
O palestrante convidado será o gerente geral de Articulação da Agência Nacional de Águas (ANA), Antônio Félix Domingues. Em entrevista ao A Cidade, na edição de domingo, ele defendeu a ampliação do leque da captação de água no município, que hoje está restrito ao Aquífero Guarani.
Segundo ele, essa reserva de água deveria ser usada “de forma responsável”, sobretudo pela importância estratégica que representa.
A sugestão que apresenta é a captação de parte da água que abastece Ribeirão Preto no rio Pardo. Em ocasiões de boa disponibilidade, ele inclusive sugere que todo o abastecimento do município seja feito a partir do Pardo. (Jornal da Cidade)