Ministério de Energia determina instalação de Usina Termelétrica em Mato Grosso

Ministério de Energia determina instalação de Usina Termelétrica em Ma

Em: 24/07/2015 às 16:43h por

Foi determinado à Eletronorte a instalação de uma Central Geradora Termelétrica com capacidade para gerar 20 MW para atender a região do Baixo Araguaia, em Mato Grosso. A usina ficará em Querência (a 927 km de Cuiabá) e o prazo para a instalação é 90 dias. A medida do Ministério de Minas e Energia (MME) foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (22).
Segundo a publicação, o MME reconhece que há uma necessidade emergencial de geração de energia elétrica no montante de 20 MW, no município de Querência.
"Os custos fixos e variáveis associados à Geração de Energia Elétrica de que trata a caput deverão ser aprovados e autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e serão cobertos por meio de Encargo destinado à cobertura dos Custos do Serviço do Sistema", diz trecho da portaria.
O deputado federal Fabio Garcia (PSB-MT), que é membro da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados , explica que existe uma demanda reprimida na região, o que culmina em constantes quedas no fornecimento de energia. Com capacidade para atender 35 mil famílias, a nova usina deverá aliviar a pressão sobre a linha de transmissão existente, ao gerar a energia perto dos locais onde ela será consumida.
As redes elétricas que levam energia à região estão subdimensionadas e nos momentos de pico de consumo ocorrem frequentes quedas de energia. De acordo com o deputado, a solução definitiva para o problema virá com a construção de novas linhas de transmissão, que integrem a região ao sistema interligado nacional de forma mais robusta.
Outro lado
Procurada pela reportagem, a Eletronorte informou via assessoria de imprensa, que tem ciência da determinação do MME, contudo ainda não chegou nenhuma deliberação à unidade em Mato Grosso sobre a execução da termelétrica. (Gazeta Digital)