Com crise de energia no país, Data Centers ecológicos diminuem custos para empresas

Com crise de energia no país, Data Centers ecológicos diminuem custos

Em: 13/04/2015 às 15:54h por

O Brasil vive a maior crise de fornecimento de energia desde o racionamento de 2001. O preço da energia elétrica deve subir 38,3% neste ano, segundo estimativa divulgada no último dia 12 pelo Banco Central. Para as empresas e indústrias, isso resulta em aumento dos preços dos produtos. Um dos maiores gastos de energia das empresas é com os Data Centers. Embora sejam essenciais, estima-se que o custo de infraestrutura física de um Data Center varia entre 80 a 150 mil dólares, para cada servidor. Desse total, 20% são gastos apenas com energia elétrica. Por isso, os Data Centers Ecológicos ganham importância no cenário nacional e mundial.

Portanto, trata-se de uma alternativa de criação de um novo sistema, como fez a Google da Finlândia, que instalou seus equipamentos próximos ao mar, construindo uma rede de túneis que leva a água para seu próprio sistema de resfriamento.

Pensando nisso, a Fibracem, indústria brasileira de comunicação óptica, desenvolveu racks, especialmente projetados para Data Centers, que contam com passagens exclusivas para cabos elétricos, cabling e ópticos de forma que o ar condicionado do piso elevado "escape" o mínimo possível. Eles possuem também calhas superiores independentes, que permitem a passagem de cabos ópticos e UTP, interligando os racks da mesma fileira e o piso só será utilizado quando for preciso interligar uma fileira com outra. “Assim conseguimos aliviar a utilização tanto do espaço físico do piso quanto do ar condicionado que encontrará menos barreira, reduzindo o consumo de energia elétrica e, portanto, totalmente convergente com as diretrizes de um data center ecológico”, afirma Sebastião Rezende, gerente técnico da Fibracem.

Para Rezende, esses aparelhos irão se disseminar e evoluir cada vez mais. “A demanda por tecnologias nunca para de crescer e é preciso haver uma mudança na forma de gerenciar a energia, tanto para diminuir o desperdício e custos, como para reduzir o impacto no meio ambiente", explica Rezende.