Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Brasil investiu 7,6 bilhões de dólares em energia renovável em 2014

Brasil investiu 7,6 bilhões de dólares em energia renovável em 2014

Em: 02/04/2015 às 15:32h por

A expansão das instalações solares na China e no Japão e os investimentos recordes em projetos eólicos na Europa ajudaram a impulsionar os investimentos globais em energias renováveis em 2014, alcançando o marco de 270 bilhões de dólares investidos – um aumento de 17% em relação aos 232 bilhões de dólares investidos em 2013.

Os dados estão no relatório “Tendências Globais de Investimentos em Energia Renovável”, lançado esta semana pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) por meio do Centro de Colaboração Escola de Frankfurt-PNUMA para o Financiamento de Energias Sustentáveis e Clima, com apoio da empresa Bloomberg New Energy Finance.

Apesar de a China liderar de longe OS investimentos, foram 83,3 bilhões de dólares em 2014, aumento de 39%, o Brasil aparece logo depois, contribuindo para o crescimento dos países em desenvolvimento. Segundo o relatório do PNUMA, o Brasil investiu 7,6 bilhões de dólares no ano passado, seguido de perto pela Índia (7,4 bilhões) e pela África do Sul (5,5 bilhões). Estes três países aparecem entre os dez países que mais investiram em energias renováveis em todo o mundo.

A capacidade de geração de 103 gigawatts (GW) adicionada em todo o mundo fez de 2014 o melhor ano em termos de capacidade recém-instalada, de acordo com o relatório. Para se ter uma ideia, essa capacidade de geração é equivalente à de todos os 158 reatores de usinas nucleares nos Estados Unidos.

O investimento global em energias renováveis atingiu um total de 2,02 trilhões de dólares desde 2004, desconsiderando o ajuste da inflação.