Em abril, risco de déficit de energia é menor, prevê consultoria

Em: 02/04/2015 às 15:32h por

A probabilidade de haver um déficit de energia no sistema nacional superior a 5% da carga caiu de 25%, em março, para 16%, em abril, de acordo com cálculos da consultoria GV Energy & Associados para este mês. Segundo a empresa, um racionamento de energia declarado para este ano está praticamente descartado.

“No entanto, será necessário o monitoramento dos reservatórios ao longo de 2015, pois existe a necessidade de ocorrência de chuvas entre 70% e 85% da média histórica para ser possível chegarmos no fim de novembro com as usinas hidrelétricas operando”, informou a GV Energy, em relatório.

Segundo a consultoria, o risco de desabastecimento está praticamente transferido para 2016. “E o mercado passará a se tornar cada vez mais especulativo até o fim do ano, quando teremos dados mais apurados dos cenários hidrológicos e climáticos para o período úmido [chuvoso] 2015-2016”, completou.

Com relação à expectativa do consumo de energia este ano, as projeções da GV Energy apontam para uma manutenção da carga para os patamares de 2014. (Valor)