Cálculo da TAR e da compensação financeira vai à audiência pública

Em: 24/07/2012 às 14:34h por Canal Energia

Uma proposta que trata dos procedimentos de cálculo da Tarifa Atualizada de Referência e da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos entrará em audiência pública na próxima quinta-feira, 26 de julho, e permanecerá disponível para contribuições até o dia 27 de agosto. A audiência aprovada pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica trata da aprovação dos submódulos 5.9 e 6.6 dos Procedimentos de Regulação Tarifária – o Proret.

A compensação financeira pela exploração de recursos hídricos para a produção de energia elétrica é paga pelos geradores a estados, Distrito Federal, municípios e à própria União. O cálculo dos valores a serem repassados é resultante da multiplicação da tarifa de referência pelo total da energia gerada pela hidrelétrica em determinado período.