Ibama emite licenças de instalação para LTs

Em: 23/03/2015 às 16:24h por

O Ibama emitiu a licença de instalação nº 1052/2015 para a linha de transmissão 500 kv Miracema - Sapeaçu e substações associadas. O empreendimento é composto por 1.854,51 quilômetros de LTs, e seu traçado atravessa 47 municípios nos estados de Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia, incluindo a travessia de três grandes rios brasileiros: o Tocantins, o Parnaíba e o São Francisco.
O projeto contempla a interligação de seis subestações, com quatro delas sendo ampliadas nos municípios de Miracema (TO), Bom Jesus da Lapa (BA), Ibicoara (BA) e Sapeaçu (BA), e duas construídas nos municípios de Gilbués (PI) e Barreiras (BA). O conjunto de LTs tem como objetivo atender à demanda de expansão do Sistema Interligado Nacional, capacitando a região Nordeste para o recebimento de energia gerada na UHE Belo Monte e possibilitando a exportação de energia para a região Sudeste na ordem de 6 MW.
Ainda foi emitido pelo Ibama a licença de instalação, com validade de 2 anos, para a implantação da LT 500 kv Milagres II - Açu III e das subestações associadas. O traçado da linha de transmissão, com 292 quilômetros de extensão, intercepta territórios de 18 municípios, sendo dois no estado do Ceará (Milagres e Barro), oito no estado da Paraíba (Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, Sousa, Lastro, Santa Cruz, Bom Sucesso e Catolé do Rocha) e oito no estado do Rio Grande do Norte (Alexandria, João Dias, Patu, Messias Targino, Janduís, Campo Grande, Paraú e Assu).
O objetivo principal do empreendimento é transmitir e ampliar a oferta de energia da rede básica do Sistema Interligado Nacional, visando à integração das usinas eólicas instaladas no litoral nordestino ao referido sistema. (Canal Energia)