Governo vai licitar 19,3 mil km de linhas de transmissão em 2015

Em: 20/03/2015 às 15:37h por

img

O governo federal vai licitar neste ano 19.300 quilômetros em linhas de transmissão, afirmou o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, estimando investimentos de 26 bilhões de reais para viabilizar os projetos.

No cronograma de 2015, estão previstos o leilão do bipolo do Xingu, interligando as regiões Norte e Sudeste do país; 2300 quilômetros de linhas que não foram arrematadas em leilões passados e outras linhas espalhadas pelo país.

"Isso é enorme e nunca se leiloou tanto no Brasil; em média, nos últimos anos, eram 4 mil quilômetros (...) O investimento será de 26 bilhões (de reais)", disse Tolmasquim em discurso durante evento do setor no Rio de Janeiro.

No ano passado, segundo dados da EPE, foram instalados 9.928 quilômetros de linhas de transmissão no país.

"Houve expansão forte e ela esta sendo crescente. Isso é importante para o intercâmbio regional (de energia), disse o presidente da EPE ao afirmar que apesar da afluência de chuvas deste ano ser uma das piores da história, as condições estruturais do país são bem melhores que na época do racionamento de 2001. (O Globo)