Produção cai e indústria acumula estoques indesejados, aponta CNI

Em: 20/03/2015 às 15:36h por

A atividade industrial se retraiu ainda mais em fevereiro. O indicador de evolução da produção caiu para 40,1 pontos e o de número de empregados ficou em 44,7 pontos no mês passado. Ambos estão abaixo dos 50 pontos, o que revela mais um mês de redução da produção e do emprego no setor. Os dados são da Sondagem Industrial, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira (19). Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem. Abaixo de 50, mostram queda na produção e no emprego.

Além disso, a indústria está acumulando estoques indesejados. O índice de estoques efetivo em relação ao planejado alcançou 51,8 pontos no mês passado. O problema é maior nas grandes empresas, em que o indicador subiu para 55,3 pontos. Conforme a metodologia da pesquisa, o indicador varia de zero a cem pontos. Quando fica acima de 50, revela excesso de estoques.

Com a produção em queda e estoques acima do planejado, aumentou a ociosidade do parque industrial. O nível de utilização da capacidade instalada caiu para 66% em fevereiro, seis pontos percentuais abaixo do registrado em fevereiro do ano passado. Para o economista da CNI Marcelo Azevedo, a recuperação da atividade industrial depende de uma política de redução dos custos de produção e de estímulo à competitividade das empresas, para que a indústria aumente o espaço nos mercados interno e externo. Essa política, na avaliação da CNI, deve incluir, entre outras medidas, o corte da burocracia, a simplificação do sistema tributário, e a modernização da infraestrutura e das leis trabalhistas.

PESSIMISMO EM ALTA - A sondagem mostra ainda que, de uma forma geral, as expectativas dos empresários pioraram em março. Os indicadores de expectativa para os próximos seis meses sobre a demanda, as compras de matérias-primas e de número de empregados ficaram abaixo da linha divisória dos 50 pontos, que separa o otimismo do pessimismo.

Apenas o indicador de expectativa em relação à quantidade exportada para os próximos seis meses ficou estável em 49,6 pontos, próximo da linha divisória dos 50 pontos. Nas grandes empresas, que são as principais exportadoras, ficou em 50,8 pontos.

INVESTIMENTOS - Pelo terceiro mês consecutivo, o índice de intenção de investimento caiu para 47,2 pontos em março e ficou 2,1 pontos abaixo do registrado em fevereiro. Neste ano, o índice acumula uma queda de 5,2 pontos, informa a Sondagem Industrial. O indicador varia de zero a cem pontos e quanto maior, maior é a propensão a investir da indústria.

A intenção de investir recuou em todos os portes de empresa em março na comparação com fevereiro. Nas pequenas, o índice caiu de 38,6 pontos para 37,3 pontos. Nas médias indústrias, recuou de 44,3 pontos para 42,4 pontos e, nas grandes, diminuiu de 57,3 pontos para 54,7 pontos. Esta edição da Sondagem Industrial ouviu, entre 2 e 11 de março, 2.246 empresas. Dessas, 889 são pequenas, 802 são médias e 555 são de grande porte. (CNI)