Competitividade da indústria é prioridade para o governo na questão das concessões

Em: 24/07/2012 às 14:32h por Canal Energia

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Nelson Hubner, admitiu nesta terça-feira, 24 de julho, que o modelo a ser adotado para as concessões do setor elétrico que vencerão a partir de 2015 deve priorizar a competitividade da indústria no país. "Tem uma série de questões sendo analisadas, de ter um tratamento isonômico, mas o governo tem uma preocupação especial com o segmento industrial. Então, isso está sendo olhado", afirmou Hubner, no intervalo da reunião semanal de diretoria da agência.

O dirigente da Aneel confirmou que a intenção é combinar em um único pacote o tratamento dado às concessões a medidas relacionadas à redução dos encargos e tributos. "A gente está acabando de fechar isso tudo e o governo quer fazer esse anúncio como um todo", explicou.

Hubner confirmou a versão do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, de que as medidas em estudo têm passado por aperfeiçoamentos constantes, e sempre há um calculo novo a fazer, em razão de novas solicitações que chegam das áreas envolvidas. O impacto da captura dos ganhos com a definição dos investimentos amortizados dessas concessões, segundo ele, poderá ser diferenciado de acordo com o tipo de consumidor e a distribuidora.