UHE Jirau terá mais 20 turbinas em operação até dezembro, projeta ESBR

Em: 08/01/2015 às 14:55h por Canal Energia

img

A Energia Sustentável do Brasil trabalha para colocar em operação comercial 20 unidades geradoras da hidrelétrica de Jirau (RO, 3.750MW) até o final do ano. A meta é chegar em dezembro com um total de 42 máquinas (3.150 MW) operando no Sistema Interligado Nacional. "Entramos em velocidade de cruzeiro e queremos manter esse ritmo", disse Vitor Paranhos, presidente da ESBR, em entrevista nesta quarta-feira, 7 de janeiro.

Localizada no rio Madeira, em Rondônia, a usina terminou o ano de 2014 com 22 turbinas em operação, somando 1.650 MW de capacidade instalada. O objeivo é chegar ao final de fevereiro com 27 unidades geradoras em operação comercial. "Estamos trabalhado num ritmo alucinante", disse Paranhos. Atualmente, cinco máquinas estão sendo comissionadas. Outras 13 estão em fase final de montagem. O cronograma prevê a motorização da 50ª turbina em junho de 2016. Ao fim da obra, a usina terá 3.750 MW de capacidade instalada.

Em 1º de março, a empresa começa a atender aos contratos de venda de energia firmados no leilão A-3 de 2011— oportunidade na qual vendeu 209,3 MW médios ao preço de R$ 102,00 por MWh. Além do A-3, Jirau vendeu energia no A-5 de 2008, quando comercializou 1.970 MW médios no mercado regulado ao preço de R$ 71,37 por MWh. Paranhos informou que melhorias ainda estão sendo feitas nos equipamentos. Segundo o executivo, as turbinas de Jirau têm apresentado um desempenho "extremamente eficiente".

"A eficiência das máquinas está superior a estipulada no edital: era para ser pouco mais de 93%, mas estamos atendendo 95%. Nossa disponibilidade está na casa de 98%", comemorou Paranhos. O quadro de acionistas da ESBR é formado por GDF Suez, com 40% de participação. Chesf, Eletrosul e Mitsu têm 20% cada.