Governo negocia empréstimo de R$ 2,5 bi de bancos públicos para distribuidoras

Governo negocia empréstimo de R$ 2,5 bi de bancos públicos para distri

Em: 08/01/2015 às 14:55h por Canal Energia

img

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica, Reive Barros, confirmou nesta quarta-feira, 7 de janeiro, que o governo está fechando as condições de um empréstimo do BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica para cobertura dos gastos adicionais das distribuidoras no mercado de curto prazo no último bimestre do ano passado. O valor previsto do financiamento é de R$ 2,5 bilhões, dos quais R$ 1,6 bilhão são para a liquidação de novembro que acontece na próxima terça-feira, 13. Outros R$ 900 milhões vão para a de dezembro, que ocorrerá em fevereiro.
O novo empréstimo está sendo discutido pelos ministros Eduardo Braga, das Minas e Energia, e Joaquim Levy, da Fazenda, em reunião, que é acompanhada pelo diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, na sede do MME. Reive disse que as condições devem ser semelhantes a dos empréstimos anteriores, quando foram captados R$ 17,8 bilhões em duas operações de crédito realizadas no ano passado. Nessas ocasiões, bancos privados também participaram.