Oferta de gás da Petrobras cresce 10% em 2014

Em: 08/01/2015 às 14:54h por Canal Energia

A Petrobras ofertou 96,1 milhões de metros cúbicos por dia, em média, em 2014, o que significa um aumento de 10% mais que o volume médio de 87,3 milhões de m³/dia destinado ao mercado e o consumo próprio. Com essa marca, a Petrobras bateu seu próprio recorde anual de oferta de gás natural ao mercado brasileiro.

Segundo a empresa, contribuiram para a performance o aumento da oferta de gás nacional e a flexibilidade conquistada com a implantação dos três terminais de regaseificação de gás natural liquefeito com capacidade para 41 milhões de m³/dia. Em 2014, a oferta de gás nacional ao mercado foi de 43,23 milhões de m³/dia, em média. Nos terminas de GNL de Pecém (CE), Baía de Guanabara (RJ) e da Bahia foram regaseificados ao longo do ano uma média de 20 milhões de m³/dia. Da Bolívia foram importados, em média, 32,87 milhões de m³/dia.

Da oferta total de gás natural, 41,94 milhões de m³/dia foram entregues ao mercado termelétrico, garantindo o suprimento do parque gerador de energia elétrica da Petrobras e de usinas de terceiros num período de forte despacho termelétrico ordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico. Ao mercado não termelétrico foram entregues 38,9 milhões de m³/dia. O consumo interno da Petrobras nas refinarias e fábricas de fertilizantes foi de 13,33 milhões de m³/dia e o consumo no sistema de transporte de gás natural foi de 1,93 milhão de m³/dia.