Pure Energy planeja ampliar atuação no setor fotovoltaico

Em: 08/01/2015 às 14:51h por Canal Energia

A Pure Energy planeja iniciar a produção nacional de painéis fotovoltaicos em janeiro de 2016. A fábrica, em construção desde dezembro de 2014 no município de Marechal Deodoro, em Alagoas, terá capacidade de produzir 160 mil módulos por ano, o que equivale a uma capacidade produtiva de 40 MW pico. No entanto, a startup não pretende se restringir a uma única atuação no mercado de energia renovável, garantiu a diretora administrativa da empresa, Mariana Seabra.

Mariana revelou que o planejamento estratégico da empresa prevê a ampliação da capacidade de produção da fábrica no futuro, bem como a vontade de fazer outras "parcerias comerciais no setor fotovoltaico", evitando dar muitos detalhes sobre a ambição da companhia. "Nossa previsão de mercado é bastante positiva. Percebemos que o mercado está se aquecendo. Em 2015 esperamos uma maior aceitação de energia renovável", disse a diretora. A empresa tem uma demanda produtiva já negociada, porém Seabra não revelou os nomes dos clientes.

A fábrica contará com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social no valor de R$ 26 milhões, o que representa 75% do investimento total. Para tanto, a empresa se comprometeu em fazer todo o processo de montagem das células, emolduramento, conexão dos módulos e teste no Brasil. O cumprimento desses requisitos, pelas regras do banco, permite o apoio financeiro de 60%, sendo que a margem aumenta conforme outros processos nacionais são agregados, como a utilização de vidro fabricado no Brasil. "Além do fechamento de alumínio, montagem e mão de obra, vamos usar outros componentes nacionais. Não podemos afirmar quais serão porque ainda estamos consultando o mercado", disse Mariana.