Carvão: demanda global chegará a 9 bi de toneladas em 2019

Em: 17/12/2014 às 15:46h por Canal Energia

A demanda global por carvão nos próximos cinco anos continuará a crescer. A expectativa da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) é de que o consumo ultrapasse a barreira de 9 bilhões de toneladas até 2019. O maior responsável por este volume continuará sendo a China, mesmo com o esforço daquele país em reduzir a queima do insumo. Segundo o relatório Mercado de Carvão no Médio Prazo, a IEA estima que somente as usinas chinesas representem três quintos do crescimento da demanda. Esse aumento será reportado assim como em outros países da Ásia, seguindo sentido contrário verificado na Europa e Estados Unidos.
De acordo com a análise da IEA, o carvão foi a fonte com maior capacidade instalada em 2013 com crescimento de 2,4%. Esse fato reforçou a posição desse insumo como a segunda maior fonte de energia primária no mundo, reduzindo a sua diferença até mesmo para o petróleo. O crescimento da demanda da China ficou em 196 milhões de toneladas, maior que a média mundial de 188 milhões de toneladas do produto.