Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Chuvas poderão ser insuficientes para reverter a crise do setor elétrico em 2015

Chuvas poderão ser insuficientes para reverter a crise do setor elétri

Em: 15/12/2014 às 15:32h por Jornal da Energia

O comportamento da hidrologia no início de 2015 será responsável por balizar o nível de preços a serem esperados para o biênio 2015/16. Isso porque o período de escassez de 2014 gerou crises de abastecimento, financiabilidade e regulatória - originada pela MP 579 - do setor de energia.

O custo da geração adicional e da exposição das distribuidoras, juntamente com outros, já bateu a casa dos R$ 105 bilhões a serem pagos pelos consumidores - mais R$ 20 bilhões oriundos do Tesouro Nacional -, o que onera os contribuintes.

Segundo Walfrido Avila, presidente da Trade Energy, comercializadora livre de energia, um Acordão entre os agentes de diferentes categorias a ser proposto pelo governo seria o ideal para o atual cenário enfrentado pelo mercado.

"Nada indica que as chuvas do período úmido serão suficientes para reverter a crise do armazenamento hídrico. Uma iniciativa importante, comentada no Encontro Anual do Mercado Livre, realizado em novembro, é a do Fórum das Associações do Setor Elétrico (FASE), que está organizando propostas a serem levadas ao governo, no que se refere a possíveis soluções para a crise múltipla que atinge o setor atualmente", explica Avila.