CCEE repassa R$ 3,5 bilhões aos consumidores até outubro

Em: 10/12/2014 às 15:50h por Jornal da Energia

img

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) já repassou, entre fevereiro e outubro deste ano, R$ 3,5 bilhões em valores excedentes da Conta de Energia de Reserva (Coner) para os consumidores de energia elétrica brasileiros – o que compreende os clientes cativos, atendidos pelas distribuidoras, e os consumidores livres e especiais. Desse montante, R$ 1,3 bilhão foi repassado na última liquidação financeira do mercado de curto prazo, realizada em 8 e 9 de dezembro.

A energia de reserva é contratada em leilões específicos, com o objetivo de elevar a segurança do sistema. Os geradores contratados nessa modalidade, principalmente usinas eólicas e à biomassa, são remunerados pelo preço da energia oferecido no leilão, mas a operação é liquidada no mercado de curto prazo, pelo Preço de Liquidação das Diferenças- PLD. A cada mês, a CCEE verifica se o saldo disponível na Coner é suficiente para pagar as geradoras contratadas naquele mês e no subsequente. Os recursos que ultrapassem esse montante são considerados excedentes, sendo utilizados como créditos para todos agentes da categoria consumo que participam da liquidação financeira corrente.

“O PLD tem ficado acima do preço de venda das usinas que comercializaram em leilões de reserva, o que gera superávit na Coner. Com isso, é possível dispensar o recolhimento do Encargo de Energia de Reserva e ainda beneficiar diretamente os consumidores - tanto os atendidos pelas distribuidoras quanto os que atuam no ambiente livre - com o repasse dos excedentes”, explica o gerente executivo de Leilões & Mercado Regulado da CCEE, Alexandre Viana.