CCEE alerta para prazos e regras da sazonalização 2015

Em: 10/12/2014 às 15:49h por Jornal da Energia

Os agentes de distribuição têm até as 18h desta sexta-feira (12/12) para efetuar a sazonalização, no CliqCCEE, de seus contratos de comercialização de energia elétrica no ambiente regulado na modalidade por quantidade (CCEAR_Q). Esse mesmo prazo é o limite para que os vendedores que são contrapartes desses contratos validem as informações lançadas no sistema pelas distribuidoras. Já os agentes de geração devem realizar a sazonalização das garantias físicas de suas usinas até as 18h da próxima terça-feira (16/12).

Essas sazonalizações, que representam o processo de alocação da energia comercializada entre os meses do ano, devem ser realizadas por meio dos módulos de Contratos e de Garantia Física do CliqCCEE, respectivamente, para efetivação no ano de 2015.

Vale observar que não há mais limite mínimo para a sazonalização de garantias físicas, sendo zero o menor valor possível para declaração, conforme a versão 2015 das Regras de Comercialização, aprovadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel em sua 15ª reunião extraordinária de diretoria, realizada em 05/12/2014.