Tarifa de Otimização de 2015 é aprovada pela Aneel

Em: 10/12/2014 às 15:49h por Canal Energia

A Tarifa de Energia de Otimização que será aplicada a partir de 1º de janeiro de 2015 às usinas participantes do Mecanismo de Realocação de Energia passará de R$ 10,54/MWh para R$ 11,25/MWh. Para a usina de Itaipu, que tem uma TEO específica, o valor aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica será de R$ 17,01/MWh.

A correção corresponde à variação do IPCA dos últimos 12 meses, mais a parcela de custos adicionais de operação e manutenção para as usinas do MRE. A definição da TEO Itaipu, que também participa do mecanismo de realocação, considera o custo variável da usina na produção da energia elétrica entregue ao Brasil, calculado pela média geométrica da taxa de câmbio do dólar americano.

A tarifa de otimização é destinada à cobertura desses custos e ao pagamento da compensação financeira pelo uso dos recursos hídricos. Ela tem como um de seus componentes a Tarifa Atualizada de Referência, usada na definição do valor da compensação financeira. A Aneel já atualizou a TAR que entrará em vigor em janeiro do ano que vem. Ela vai passar de R$ 79,87/MWh para R$ 85,26/MWh.