CCEE cria atendimento especializado em renováveis

Em: 09/12/2014 às 15:22h por Jornal da Energia

O crescimento de fontes renováveis, especialmente a geração eólica e à biomassa, levou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE a criar um atendimento especializado voltado para empresas que investem nessas usinas. A instituição projeta que a capacidade instalada em eólicas deve crescer 205% nos próximos cinco anos, passando dos atuais 3.384 MW para 10.354 MW, enquanto o número de parques deve saltar de 154 para 426; já as usinas movidas a biomassa devem crescer 9,5% no período, saindo de 9.712 MW para 10.381 MW, com as plantas em operação passando de 212 para 228.

A contratação de usinas dessas fontes em leilões e no mercado livre de energia fez com que 170 empresas, representando 228 empreendimentos eólicos e à biomassa, se tornassem associadas da CCEE apenas entre 2013 e 2014. O forte aumento da participação desses agentes na CCEE, que soma 2,8 mil associados - entre geradores, comercializadores, distribuidores e consumidores de energia elétrica - sinalizou para a instituição a necessidade de criar uma carteira temática de atendimento.

“Identificamos a oportunidade de qualificar o apoio a esses agentes por meio de um relacionamento mais próximo e pessoal. Não apenas pelo crescimento exponencial das renováveis em si, mas também pelas características particulares do negócio – que tem diversas regras específicas e atrai novos investidores, nem todos já com expertise em comercialização”, explica Cesar Pereira, gerente executivo de Atendimento ao Mercado da CCEE.