Andritz realiza teste de turbina para a UHE Sinop

Em: 09/12/2014 às 15:21h por Canal Energia

A Andritz Hydro realizou o primeiro ensaio de turbina modelo Kaplan de grande porte para a UHE Sinop (MT – 408 MW). O teste foi realizado durante 12 dias no Laboratório de Turbinas Hidráulicas para Modelos Reduzidos da empresa, localizado em Araraquara (SP). O equipamento utilizado possui escala 25 vezes menor que o tamanho original que será instalado na usina do rio Teles Pires. O centro de testes recebeu investimentos de R$ 13 milhões e segundo a Andritz dispensa o custo de enviar técnicos ao exterior.
A expectativa da Andritz Hydro é de otimizar a máquina de modo a obter um rendimento superior de até 0,3%. Apesar do índice, ao longo de 35 anos a receita adicional é significativa uma vez que essas turbinas serão as maiores em termos de capacidade instalada no país com cerca de 200 MW de capacidade, já que a UHE terá apenas duas unidades de geração.
A Companhia Energética Sinop é constituída por Eletronorte e Chesf com 49% de participação e pela EDF com 51%, parcela esta adquirida da Alupar, que fazia parte da SPE original que arrematou a usina no leilão A-5 de 2013. A previsão de inicio da geração da UHE é janeiro de 2018.