ACL: participação no consumo nacional de energia elétrica caiu para 25%

ACL: participação no consumo nacional de energia elétrica caiu para 25

Em: 09/12/2014 às 15:21h por Jornal da Energia

O consumo no Ambiente de Contratação Livre (ACL) deixou de crescer nos últimos 12 meses. A participação do ACL no consumo nacional de energia elétrica caiu de 27% para 25%, reflexo da retração da atividade industrial no Brasil, especialmente nos setores de metalurgia, química, veículos e bebidas no último ano. Esse cenário, contudo, pode ser revertido, desde que algumas medidas econômicas e regulatórias sejam implantadas em 2015.

Segundo a comercializadora Trande Energy, possíveis expectativas para 2015 poderiam retomar o crescimento do segmento. Entre elas, a abertura do mercado livre para toda alta tensão - que faria diminuir a exposição involuntária das distribuidoras - e a instalação definitiva das bandeiras tarifárias. A operacionalização do comercializador varejista e a revisão do preço-teto do PLD para baixo, mesmo que não agrade ao mercado, também são esperadas para os próximos meses.

"Tudo isso deve ter efeito positivo no mercado livre. Ademais, os agentes deste setor estão tentando destravar os óbices para a financiabilidade de energia nova para o Ambiente de Contratação Livre (ACL), junto ao BNDES. Caso a tentativa seja bem sucedida, uma nova via de crescimento estará aberta", afirma Walfrido Ávila, presidente da Trade Energy.