Teles Pires instala o rotor da segunda unidade geradora

Em: 04/12/2014 às 15:53h por Canal Energia

img

A hidrelétrica de Teles Pires (MT-1.820 MW) realizou na semana passada a descida do rotor da segunda unidade geradora. Segundo a empresa, a instalação da peça indica que a obra está na reta final dos trabalhos de concretagem das estruturas físicas e da montagem eletromecânica, cuja conclusão está prevista para para abril de 2015.

O rotor do gerador é a maior peça em dimensão e peso da unidade geradora com 720 toneladas, 2,60 metros de altura e 16,49 de diâmetro que possibilitam uma rotação nominal de até 75 voltas por minuto. Assim como na descida do primeiro rotor, a segunda peça também levou cerca de quatro horas para ser acoplada no eixo da turbina. Para instalar o equipamento, foram necessárias duas pontes rolantes com capacidade de 450 toneladas cada.

Após a descida, foi realizado o ajuste da peça no poço do gerador com a interligação de 96 pólos do rotor ao sistema de excitação da máquina. Até abril de 2015, mais três unidades de geração da Casa de Força devem receber o rotor do gerador.