Paraguai inaugura SE da margem direita de Itaipu

Em: 04/12/2014 às 15:53h por Canal Energia

O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, inaugurou oficialmente na última quarta-feira, 3 de dezembro, no município de Hernandarias, as obras de ampliação da subestação da margem direita de Itaipu e o seccionamento de duas linhas de transmissão do sistema de 50 Hz, a frequência utilizada no país vizinho. Com a obra, a subestação poderá receber metade da produção da usina, até 7 mil MW, do total de 14 mil MW.

Com a obra, as quatro linhas de 50 Hz entram na subestação da margem direita; em seguida, a energia é distribuída a Paraguai e Brasil por nove linhas, sendo que quatro seguem para Furnas, no lado brasileiro, e outros cinco abastecem o paraguai, entre elas, a linha de 500 kV inaugurada no ano passado.

Para receber a nova estrutura, a subestação quase dobrou de tamanho, passando de 200 mil metros quadrados para 390 mil m² de área ocupada. O número de equipamentos passou de 271 para 474. Atualmente, o Paraguai consome 2,7 mil MW produzidos por Itaipu no horário de pico. Mas a expectativa é que a demanda aumente com o crescimento econômico que o país vem registrando nos últimos anos.