Copel e Elecnor concluem LT no Maranhão

Em: 03/12/2014 às 15:14h por Jornal da Energia

Entrou em operação na madrugada desta terça-feira (2/12) a linha de transmissão Açailândia – Miranda II, no Maranhão. O empreendimento pertence à Integração Maranhense Transmissora de Energia S.A., fruto de parceria entre a Copel Geração e Transmissão S.A. (49%) e a espanhola Elecnor (51%). O investimento total no projeto foi de aproximadamente R$ 360 milhões e a receita anual para a concessionária deve ultrapassar R$ 31 milhões.

"Este ano, já concluímos obras de transmissão em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e, agora, no Maranhão. Para os próximos anos, serão mais de 4.200 km de novas linhas e oito subestações em diversas regiões do país, além dos projetos que já temos programados para o Paraná", destaca o diretor presidente da Copel Geração e Transmissão S.A, Sergio Luiz Lamy.

A LT Açailândia – Miranda II opera em extra-alta tensão (500 mil volts) e percorre 365 km, atravessando 391 propriedades em onze municípios maranhenses. O maior desafio para instalação das 779 torres estaiadas e autoportantes previstas no projeto e lançamento dos cabos condutores de energia foi atravessar regiões de serra e a chamada "baixada maranhense" que permanece boa parte do ano alagada. Também foram contempladas obras de ampliação nas duas subestações conectadas.

Essa nova rede aumenta a confiabilidade do suprimento de energia ao Maranhão, em especial à capital, São Luiz, além de elevar o limite de troca de energia entre as regiões Norte e Nordeste.