Bonfiglioli: nova planta de redutores eólicos opera no Brasil

Em: 03/12/2014 às 15:14h por Jornal da Energia

A nova planta de redutores eólicos do grupo Bonfiglioli já está em plena operação na unidade de São Bernardo do Campo (SP). De acordo com Mateus Botelhos, diretor da filial brasileira, a capacidade produtiva atual é de 200 redutores por mês em um turno, suficiente para atender o planejamento dos clientes para 2015. A previsão é aumentar para 250 redutores por mês a cada turno a partir de abril do ano que vem, com a possibilidade de operar em até três turnos.

Durante o evento de inauguração das novas instalações da fábrica, a presidente do grupo italiano, Sonia Bonfiglioli, reafirmou que o Brasil continua sendo um mercado estratégico para expansão dos negócios. O investimento do grupo previsto para 2014 no setor de energias renováveis é de € 6,8 milhões mundialmente.

No Brasil, dos R$ 15 milhões investidos para a produção da linha de redutores eólicos, mais da metade desse valor foi aplicado na construção da primeira fase, além da aquisição de prensas, equipamentos para pintura, lavadoras industriais e fornos; e treinamento de funcionários e fornecedores. A expectativa é que a participação do segmento eólico no faturamento da empresa no Brasil chegue a 40%.

“Uma das principais vantagens do redutor planetário, usado nas aplicações de pitch e yaw, é a compacidade, que faz com que o equipamento seja até 30% mais leve que um redutor convencional. As características deste tipo de redutor permitem construir aerogeradores mais simples e robustos, com maior performance e maior capacidade de transmissão. A necessidade de manutenção também diminui”, afirma Botelhos.