Brasil deve encerrar ano com 6 GW de capacidade eólica

Em: 02/12/2014 às 15:43h por Canal Energia

O Brasil deverá encerrar o ano de 2014 com 6 GW em capacidade instalada em energia eólica. Essa é a projeção da Associação Brasileira de Energia Eólica. Se essa previsão se confirmar, o país consolidará o avanço de três posições no ranking mundial de capacidade instalada, ao ultrapassar a Dinamarca, que encerrou 2013 com a 10ª posição com 4,77 GW, segundo os últimos números disponíveis, que são do final do ano passado.
De acordo com a presidente executiva da ABEEólica, Élbia Melo, em sua apresentação de abertura do 3º Encontro de Negócios da cadeia de fornecedores do setor, o país ocupa a terceira posição em termos de crescimento de capacidade em todo o mundo. “Nesse dia 2 de dezembro, o Brasil possui 5,8 GW em capacidade instalada e deveremos encerrar 2014 com 6 GW no total”, disse a representante do setor.
Apesar do crescimento, o país ainda está afastado dos três maiores mercados em termos de capacidade que são a China com 91,42 GW, seguida dos Estados Unidos com 61,09 GW e da Alemanha com 34,25 GW. Desses, a China é a que mais cresce no mundo com 41% e a Alemanha com 10% de avanço. O Brasil vem em terceiro com 7% de crescimento neste ano, números do primeiro semestre de 2014.