Eletropaulo implanta nova tecnologia para inspeção de rede de energia

Em: 01/12/2014 às 16:39h por Jornal da Energia

A AES Eletropaulo implantou novos equipamentos e metodologias para o processo de inspeção termográfica da rede elétrica. Esse sistema auxilia na manutenção preventiva da rede de distribuição e oferece mais segurança aos seus clientes e técnicos da distribuidora.

Trata-se de um veículo equipado. Na parte superior externa foi instalada uma câmera termográfica e visual, que capta as temperaturas das conexões e equipamentos da rede, utilizando recursos de estabilidade e nitidez controlada remotamente. Para isso, há uma mesa de operações instalada no interior do carro com softwares e monitores integrados, que registram as informações captadas pela câmera.

Dois profissionais da concessionária ficam dentro do veículo e gerenciam os dados da mesa de operação. Além disso, os colaboradores utilizam um mapa digitalizado da rede de distribuição para contribuir com a localização dos pontos a serem reparados. Com esse trabalho preventivo é possível localizar anomalias na rede de energia e realizar os reparos antes de uma eventual ocorrência, melhorando a qualidade e continuidade do fornecimento de energia aos clientes.

A operação do novo veículo começou em abril deste ano. “As novas tecnologias implantadas neste carro propiciaram uma mudança significativa nesta atividade, o que contribui para uma melhor manutenção preventiva e um fornecimento de energia elétrica aos nossos clientes com maior eficiência e qualidade”, disse Anderson de Oliveira, diretor de Engenharia da AES Eletropaulo.