Leilão A-5 contrata 4.979MW de capacidade instalada

Em: 28/11/2014 às 15:56h por Jornal da Energia

O leilão de energia A-5, realizado nesta sexta-feira (28/11), contratou 4.979MW de potência instalada, proveniente de 51 empreendimentos, dividos pelas fontes hidráulicas, térmicas e eólicas. A garantia física contratada foi de 2.742 MW médios. O preço médio do leilão encerrou em R$196,11/MWh, o que representou um deságio médio de 1,72%. O resultado representou uma economia de R$ 2 bilhões para os consumidores brasileiros. No total, o certame movimentou R$ 114,4 bilhões.

Foram viabilizadas três pequenas centrais hidrelétricas (PCHs- 43,8MW), 12 termelétricas (4.00MW), sendo três a gás natural e oito a biomassa e uma a carvão, além de 36 centrais eólicas (925,9MW). A UHE Itaocara, única grande hidrelétrica a participar o leilão, não foi licitada.

Os empreendimentos, que vão demandar R$15,2 bilhões de novos investimentos, estão localizados nos estados de Mato Grosso, Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí, São Paulo, Goias, Pernambuco, Acre, Mato Grosso do Sul, Rio grande do Sul e Paraíba.

A energia negociada no leilão terá início de suprimento em 1º de janeiro de 2019. Para as termoelétricas (carvão, gás natural em ciclo combinado e biomassa), os contratos de compra e venda de energia foram na modalidade por disponibilidade com prazo de suprimento de 25 anos. Já para empreendimentos de geração a partir de fontes eólica e solar, os contratos são na modalidade por disponibilidade e prazo de suprimento de 20 anos.

Preço médio por fonte
A fonte termelétricas a gás natural encerrou o leilão ao preço médio de venda de R$205,64/MWh, enquanto as PCHs ficaram em R$161,89/MWh. Já as eólicas fecharam em R$136,00/MWh.