Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Governo prevê realizar ao menos cinco leilões no primeiro semestre de 2015

Governo prevê realizar ao menos cinco leilões no primeiro semestre de

Em: 28/11/2014 às 15:56h por Jornal da Energia

O governo trabalha com a expectativa de realizar ao menos cinco leilões de energia no primeiro semestre de 2015, informou Marisete Pereira, Chefe da Assessoria Econômica do Ministério de Minas e Energia (MME). A representante do ministério falou nesta sexta-feira (28/11) em São Paulo, após a realização do 20º leilão de energia nova, que contratou 4.979MW.

Ela explicou que o plano do MME é realizar um leilão de ajuste em janeiro de 2015, e mais quatro certames ao longo do primeiro semestre. “A gente deve realizar um A-3 e um A-5 no primeiro semestre de 2015, e já está agendado um leilão de fontes alternativas para abril. E ainda tem um A-1, para atendimento do mercado a partir de janeiro de 2016”, disse Pereira.

A participação da energia solar é garantida no próximo ano, porém a forma como isso acontecerá será definida no momento da publicação das diretrizes de cada leilão. Ou seja, até o momento não há uma conclusão por parte do governo se haverá um leilão exclusivo para fonte solar em 2015.

O leilão de ajuste visa atender a demanda imediata das distribuidoras, uma vez que haverá grande descontração nesse período com o fim da concessão das hidrelétricas de São Simão (janeiro), Ilha Solteira e Jupiá (julho). Essas usinas também devem ser licitadas em 2015, repetindo o rito seguido pela hidrelétrica de Três Irmãos, em que a energia será comercializada em regime de cotas, e o novo concessionário atuará como operador do empreendimento.