Consumo tem retração de 2,6% frente a novembro de 2013

Em: 28/11/2014 às 15:55h por Jornal da Energia

O consumo de energia elétrica entre 1 e 25 de novembro de 2014 alcançou 59.306 MW médios, o que representa retração de 2,64% na comparação com o mesmo mês de 2013. Já a geração, que totalizou 62.360 MW médios, teve retração de 1,03% no mesmo período. Os dados constam da edição semanal do boletim InfoMercado semanal – que traz os resultados preliminares de medições de consumo e de geração de energia elétrica no mês corrente e dados da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

A alta no consumo foi puxada pelo desempenho do Ambiente de Contratação Livre – ACL que, influenciado pela retração industrial e pelo Preço de Liquidação das Diferenças – PLD, teve redução total de 9,5% frente a novembro de 2013. Dentre os ramos de atividade acompanhados pela CCEE, 10 tiveram queda no consumo frente ao ano passado, sendo as maiores baixas percentuais nos segmentos de bebidas (-19%), veículos (-14%) e saneamento (-13%). Já o setor químico manteve-se estável, enquanto houve alta nos ramos de extração de minerais não metálicos (+6%), comércio (+6%), transporte (+2%) e telecomunicações (+5%).

Quanto à geração, os parques eólicos mantêm a tendência de crescimento no ano, tendo alcançado 1.760 MW médios, o que significa alta de 64,1%, na comparação com novembro de 2013. Entre os dias 1 e 25, as termelétricas também tiveram aumento da geração, de 30%, atingindo 17.920 MW médios. Em virtude do cenário hidrológico desfavorável, a produção das usinas hidrelétricas (40.571 MW médios) apresentou queda na ordem de 11,5%, frente ao mesmo período no ano passado.

Esta edição do InfoMercado semanal passa a disponibilizar a duração dos contratos de energia de consumidores livres e especiais. Do total do montante contratado por esses agentes em novembro, percebe-se que 97% dos contratos são de longo prazo, dos quais 68%, ou 6.029 MW médios, envolvem fornecimento por período superior a quatro anos. Outros 17% (1.549 MW médios) têm prazo de dois a quatro anos, enquanto 12% (1.087 MW médios) são entre um e dois anos e apenas 3% (264 MW médios) são contratos para entre seis meses e um ano.

O boletim semanal também incorporou novas análises, como a estimativa em reais do impacto do ajuste da garantia física das hidrelétricas que fazem parte do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE; a geração das usinas de cotas de garantia física e potência referentes às hidrelétricas que tiveram as concessões renovadas por meio da Lei 12.783/2013. Além disso, a CCEE criou o endereço eletrônico info.mercado@ccee.org.br para receber sugestões sobre o informativo.