Brasil fecha 2014 sem contratar novas UHEs

Em: 28/11/2014 às 15:55h por Canal Energia

O Brasil fechará o ano de 2014 sem nenhuma nova UHE contratada. No leilão de energia nova A-5 realizado nesta sexta-feira, 28 de novembro, os quatro projetos que foram habilitados pela Empresa de Pesquisa Energética apresentaram diferentes motivos para não entrarem na disputa. Contudo, o governo minimizou o fato ao comparar o volume de capacidade instalada que esses projetos trariam ao país com os empreendimentos que estavam autorizados a participar do certame de hoje.

Segundo o diretor de estudos da EPE, José Carlos de Miranda, as duas usinas previstas para o rio Piquiri (Ercilândia e Apertados), no Paraná não obtiveram as licenças prévias a tempo, mas que no A-5 de 2015 deverão fazer parte do certame. Por sua vez, a única grande usina em disputa, a de Itaocara (RJ – 145 MW), pode ter como fato causador a crise hídrica no estado de São Paulo, mas, ressaltou ele, essa é apenas uma das hipóteses. A usina Perdidas 2 teve tratamento de PCH apesar de ter capacidade instalada acima de 50 MW.
“Uma UHE é sempre importante, é a melhor fonte e vamos buscar viabilizar essas usinas para o próximo leilão, essas e outras”, afirmou Miranda. “No que diz respeito às UHEs habilitadas no A-5 tivemos 29 GW de capacidade em projetos e 418 MW de UHEs”, completou o diretor da Aneel, André Pepitone da Nóbrega.

Ele avaliou o resultado do A-5 desta sexta-feira que viabilizou 80% dos quase 5 GW de capacidade para a fonte térmica, como um caminho que permite a contratação de mais fontes renováveis como a eólica e a solar. O motivo é a característica de operar na base e que permite atribuir mais segurança ao SIN. Para 2015, o governo voltou a afirmar que pretende realizar os leilões A-3 e A-5 no primeiro semestre do ano. Mas ainda não há nenhuma decisão a esse respeito.