Aneel garante pelo menos mais três leilões de transmissão em 2012

Em: 09/03/2012 às 18:16h por Wagner Freire/Jornal da Energia

O diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Nelson Hubner, confirmou nesta sexta-feira (9/3) que ao menos três novos leilões de transmissão ocorrerão neste ano. A novidade é que o próximo certame do gênero, marcado para 20 de abril, deve ter agregados novos lotes, que antes estavam programados para uma licitação futura.

O diretor da Aneel Julião Coelho, fez a ressalva de que a decisão ainda não foi oficializada, mas admitiu que "o mais provável" é que sejam realizados "dois leilões de transmissão em abril".

O objetivo é acelerar os processos licitatórios para que os projetos entrem em operação o quanto antes. Sendo assim, o próximo leilão ganhará mais empreendimentos, que demandarão investimentos da ordem de R$1,6 bilhão.

Belo Monte

Hubner revelou ainda que outro leilão deve acontecer entre julho e agosto desse ano. Nesse caso, será licitado um conjunto de linhas de ampliação dos sistemas do Norte e Nordeste. Essa expansão faz parte da estrutura que servirá de base para suportar a futura conexão do linhão da hidrelétrica de Belo Monte, em construção no rio Xingu, no Pará. A previsão é que o sistema que vai escoar a produção da maior hidrelétrica brasileira em potencia seja leiloado em 2013.