Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Cooperativas de eletrificação terão limites de DEC e FEC a partir de 2015

Cooperativas de eletrificação terão limites de DEC e FEC a partir de 2

Em: 21/11/2014 às 15:31h por Canal Energia

As 12 cooperativas de eletrificação rural que assinaram em 2010 contratos como permissionárias de distribuição de energia terão que se adequar, a partir de 2015, aos limites dos indicadores de qualidade DEC e FEC estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica a cada ciclo de revisão tarifária. Os critérios para a definição dos índices foram aprovados pela Aneel, que definiu a trajetória  desses indicadores de 2015 a 2018 para as cooperativas que passaram por revisão em 2014; e  de 2015 a 2017 as que foram submetidas ao processo em 2013.

O DEC mede a duração e o FEC a frequência das interrupções no fornecimento de energia por conjunto de consumidores das distribuidoras de energia. Eles já são aplicados às concessionárias de distribuição. No caso das permissionárias, os contratos previam que este ano a Aneel definiria os padrões de continuidade a serem utilizados a partir de 2015, com base em parâmetros físico-elétricos e no histórico dos indicadores de cada cooperativa.

Os limites do ano inicial foram obtidos de acordo com a apuração dos anos 2012 e 2013, acrescida de uma margem. A norma estabeleceu um ponto de corte que a agência identificou como Faixa Superior. Para o conjunto de consumidores com apuração média acima dessa faixa, a Aneel considerou o histórico de apuração mais 10% de margem. Para o que estivesse abaixo dela, a base foi o histórico mais 30%. Foi definido também limite mínimo, conhecido como Faixa Inferior, correspondente ao das concessionárias de distribuição em 2013.
Para os anos seguintes os limites seguiram o mesmo critério de análise comparativa, ou benchmarking, usado nos processos das concessionárias. A trajetória de redução dos limites será em média de 7% ao ano.