Leilão de LTs: Copel só poderá sair de consórcio após assinatura de contrato de concessão

Leilão de LTs: Copel só poderá sair de consórcio após assinatura de co

Em: 18/11/2014 às 19:18h por Canal Energia

A Copel só poderá sair do Consórcio Paraíso, que levou o lote E do leilão de transmissão, que aconteceu nesta terça-feira, 18 de novembro, após a assinatura do contrato de concessão, prevista para acontecer em fevereiro de 2015. A empresa informou, logo depois de o consórcio ter ganho o lote, que exerceu o direito de declinar da participação, conforme prevê o contrato de formação da parceria.
"A Copel informa que após reavaliar o retorno do lote E do leilão de transmissão 04/2014, arrematado pelo Consórcio Paraíso, optou por declinar da participação no consórcio", declarou a companhia. Além da estatal paranaense (24,5%), o consórcio ainda é formado pela Eletrosul (24,5%) e pela Elecnor (51%). Com RAP final de R$ 22 milhões, o que representa um deságio de 3,62%, o consórcio vai implementar o segundo circuito das linhas Campo Grande 2-Paraíso 2 e Paraíso 2-Chapadão, em 230 kV, além da subestação Paraíso 2. O projeto fica no Mato Grosso do Sul.
Caso similiar aconteceu com a Alupar no leilão da hidrelétrica de Sinop. A empresa venceu o leilão em consórcio com a Chesf e Eletronorte, mas decidiu sair da sociedade logo após o certame. No entanto, ela também teve que esperar a assinatura do contrato de concessão para deixar o consórcio, do qual detinha 51% de participação. No início desta semana, a Agência Nacional de Energia Elétrica deu aval para que a EDF Norte Fluminense adquira a participação da Alupar no empreendimento.