CETESB emite licença de operação para UHE Três Irmãos

Em: 16/10/2014 às 15:14h por Jornal da Energia

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) emitiu a licença ambiental de operação retificadora da hidrelétrica Três Irmãos. A licença permite que a partir de 10 de outubro de 2014 a Tijoá passe a ser responsável pela operação da usina, antes operada pela CESP. A informação consta em comunicado enviado nesta quarta-feira (15/10) à Comissão de Valores Mobiliários (CMV) pela Triunfo.

A Triunfo detém 50,1% de participação na Tijoá e Furnas 49,9%. Foi constituída em agosto deste ano para operar e manter a usina, localizada na bacia do baixo Rio Tietê, no município de Andradina (SP), pelos próximos 30 anos.

A Triunfo pagou R$6 milhões pela aquisição de 100% das quotas do Fundo de Investimento em Participações Constantinopla (FIP Constantinopla). O objeto principal do FIP Constantinopla é a prestação de serviço de operação e manutenção de Três Irmãos, por meio do Consórcio Novo Oriente, que sagrou-se vencedor do leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 28 de março de 2014.

Com a aquisição das quotas do FIP Constantinopla, Triunfo e Furnas constituíram a Sociedade de Propósito Especifico (SPE) Tijoá Participações e Investimentos (Tijoá).