Itaipu moderniza sistema de proteção

Em: 13/10/2014 às 16:35h por Canal Energia

A Itaipu Binacional está investindo R$ 2 milhões para garantir inovação tecnológica ao seu sistema de proteção de barras. Ele é responsável pela distribuição da potência gerada para as linhas de transmissão de energia. O contrato foi firmado com a Schweitzer Engineering Laboratories, empresa especializada em proteção e automação dos sistemas elétricos, que realizará a substituição e atualização dos painéis para proteção de barras em 500kV. O objetivo é substituir o antigo sistema por dispositivos inteligentes digitais, capazes de identificar e minimizar erros e consequente colapso do sistema elétrico. O projeto se estende até 2017.
De acordo com o Superintendente de Engenharia da Itaipu, Jorge Habib Hanna El Khouri, a atualização é preventiva e tem o objetivo de substituir as proteções eletromecânicas das barras de 500 kV que já estão no fim da vida útil. Habib afirma que um dos grandes desafios é cumprir o rigoroso planejamento para substituições dos relés anteriores na forma e tempo programado. Segundo ele, os esforços preliminares para liberação da barra para substituição da proteção exigem um grande trabalho de coordenação com várias instituições. A expectativa é que o novo sistema contribua de modo positivo com os altos índices de disponibilidade e confiabilidade que a hidrelétrica tem mantido ao longo do tempo. O retrofit integra o plano de atualização que reúne as intervenções precisas em unidades geradoras, transformadores e serviços auxiliares.
O gerente de vendas da SEL, Bertholdo Hoffmann, explica que devido à alta complexidade a transição dos relés eletromecânicos para os dispositivos inteligentes digitais será gradual e ágil, feita com remanejamento de carga em um período em que a dependência da usina não seja crítica. De acordo com ele, o projeto, desenvolvido pela área de engenharia da SEL, amplia a inovação tecnológica nos sistemas de proteção da usina. Entre os serviços a serem realizados estão os testes em RTDS – Simulador Digital de Tempo Real, que permitirá modelar o sistema de Itaipu e simular as condições reais de falta e curto-circuito, com o fim de minimizar problemas antes da implantação definitiva. Também fazem parte do escopo o fornecimento de dois painéis de engenharia, Testes de Aceitação em Fábrica, Testes de Aceitação em Campo, projeto, instalação e treinamentos para a equipe da usina.