CCEE divulga resultados de geração e consumo em setembro

Em: 10/10/2014 às 18:28h por Jornal da Energia

A geração preliminar de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) alcaNo total, foram produzidos 62.227 MW médios, variação positiva de 3,1% em relação a agostonçou um total de 62.227 MW médios em setembro, com variação positiva de 3,1% em relação a agosto de 2014 e queda de 0,09%, na comparação com setembro do ano passado.

O submercado Sudeste/Centro-Oeste foi o responsável pela maior parte da produção no período, com 34.374 MW médios, ou 55,2% do total, sendo que, desse volume, 23.643 MW médios, ou 68,7%, são procedentes de usinas hidráulicas. Os dados constam do boletim InfoMercado, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que traz informações consolidadas sobre geração, consumo, contratos e demais operações no setor elétrico.

Impulsionadas pela política de despacho térmico elevado dos últimos meses, as termelétricas tiveram aumento significativo, de 32%, na geração em relação a setembro/2013. Na comparação entre agosto e setembro de 2014, a geração de usinas térmicas caiu 4%.Também foi destaque o desempenho dos parques eólicos que, em função da entrada em operação comercial de novas usinas, praticamente duplicaram a geração frente a setembro de 2013, atingindo 1.895MW médios em setembro de 2014 – uma alta de 97,9%.

Na mesma base comparativa, as hidrelétricas tiveram redução da geração de 10% (de 45.356 MW médios para 40.882 MW médios) por conta do cenário hidrológico desfavorável. Também contribuiu para tal queda a política de operação adotada para a manutenção dos reservatórios dessas usinas acima de níveis críticos.