Belo Monte: obras chegam a 100 metros acima do nível do mar

Em: 09/10/2014 às 22:42h por Canal Energia

As estruturas da hidrelétrica de Belo Monte (PA, 11.233 MW) já alcançam 100 metros acima do nível do mar, segundo informou a Norte Energia. Em setembro, a empresa concluiu o aterro da barragem de fechamento da margem esquerda do reservatório intermediário e estabeleceu o acesso ao topo da unidade geradora 1 da Casa de Força do sítio Belo Monte, onde, no final de agosto, frentes de trabalho já haviam chegado à Cota 100. De acordo com o diretor de Construção da Norte Energia, Antônio Kelson Elias Filho, a cota 100 significa o topo da estrutura do sítio Belo Monte.

Esta será a altura final de todas as estruturas do empreendimento relacionadas com os reservatórios principal (no Rio Xingu) e intermediário, como barragens, diques, canal de derivação, tomada d’água e vertedouro. A Norte Energia segue recomendação do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) e da Eletrobras de que a altura das estruturas e das barragens (Belo Monte e Pimental) deve ser de no mínimo três metros superior ao do nível de água dos reservatórios. Na UHE Belo Monte, o nível de água dos reservatórios é de 97 metros.