PNAD 2013 aponta que 99,6% dos domicílios brasileiros possuem energia elétrica

PNAD 2013 aponta que 99,6% dos domicílios brasileiros possuem energia

Em: 22/09/2014 às 16:20h por Jornal da Energia

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2013, divulgada na ultima semana, apontam que 99,6% dos domicílios brasileiros possuem serviço de energia elétrica, o que equivale a 64,8 milhões de lares e a um crescimento de 2,1% no País, em comparação com 2012. A região Norte tem a menor proporção de domicílios com este serviço, com 97,7% dos domicílios atendidos. Nas demais regiões, os percentuais de atendimento foram superiores a 99%.

Com a elevação do percentual de lares com energia elétrica, a pesquisa indica crescimento de 2,8 milhões de domicílios com máquina de lavar (equivalente a 58,3% dos domicílios, contra 55,2% em 2012); de 1,7 milhão com geladeira (97,3%, contra 96,7%); de 1,3 milhão com televisão (mantendo 97,2%); e 1,3 milhão com fogão (mantendo 98,8%).

Também houve um aumento de 2,6 milhões de unidade domiciliares com microcomputador, chegando a 32,2 milhões, um aumento de 8,8% frente a 2012. Além disso, 28 milhões desses domicílios tinham acesso à Internet, o que representa 43,1% do total, 2,3 milhões a mais que em 2012, quando eram 40,3%.