Energia integra ranking de preocupação das mineradoras

Em: 22/09/2014 às 16:20h por Jornal da Energia

Os desafios para as mineradoras agora incluem também questões de custo e acesso à água e energia. Estudo da EY (Ernst & Young) mostra que o acesso a esses recursos entra pela primeira vez no ranking das 10 principais preocupações das mineradoras – no ano passado, ocupava a 12ª posição. Em 2013, as mineradoras gastaram US$11,9 bilhões em infraestrutura para água no mundo todo, aumento de 250% em relação a 2009, quando foram gastos US$3,4 bilhões. Da mesma forma, os preços globais de energia saltaram 260% desde 2000.

Diante desse cenário, muitas das maiores empresas de mineração estão avaliando uma maior utilização de usinas de energia renovável. “A tendência deve se intensificar como parte de uma estratégia para, dentre outros pontos, garantir o acesso a esses recursos e minimizar a exposição a mudanças regulatórias e preços de mercado”, afirma Daniel Peixoto, diretor de auditoria do Centro de Energia e Recursos Naturais da EY.